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"É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma".

George Bernard Shaw

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sábado, 10 de dezembro de 2011

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO



A HISTORIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
1.Introdução.
A EAD é dinâmica e exige de quem dela participa adequação constante as novas tecnologias e superação de seus próprios limites com atenção redobrada ao planejamento de tempo.
2.Histórico
Desde os primórdios do mundo a evolução da comunicação acontece inicialmente de maneira a agrupar pessoas na condição de sobrevivência às intempéries e animais, posteriormente segue pelas cavernas com suas paredes desenhadas e, dá um grande salto ao se descobrir a escrita; a partir de então, inicia várias trajetórias, o grande divisor são os cursos por correspondência acrescidos posteriormente com a utilização de rádio, televisão e fitas K-7; e outro marco na história do EAD acontece com o advento da internet, que torna mais fácil a comunicação e, o ensino a distância precisa se adequar a um novo tempo, neste momento há necessidade de legislação adequada para normatizar e validar tais cursos.
Segundo Moran 2007, a complexidade do ensino e aprendizagem passa por caminhos com percepção dividida entre os aspectos pessoais, sociais e tecnológicos, onde as pessoais encerram vivências e crescimento em família, ao passo que os sociais acontecem a partir de experiências e olhar empírico sobre assuntos do cotidiano que refletem profundamente no comportamento humano. Quanto os tecnológicos, buscamos o aprendizado somente quando se faz necessário para nosso desenvolvimento em sociedade. Neste planeta globalizado o ideal é o aprendizado continuado independente da necessidade de cada um, em função do momento que se apresenta.
Citando Siemens APUD Mattar 2011, as aprendizagens não residem mais somente no individuo, deve-se considerar o conhecimento externo que produzido pelo ambiente com o qual interage, potencializa o aprendizado individual. Dentro deste contexto a aprendizagem a distância vem criando seu espaço e se adequando como um meio de recriar de maneira crescente o interesse pela educação continuada.
A razão de existir da EAD no Brasil é a necessidade de transpor distâncias em tempo e espaço dentro das novas tendências inseridas pela globalização. Dentro de padrões universais prevê a avaliação constante dos estudantes, com entrega de atividades e trabalhos de conclusão e demais atividades conforme o grau de conclusão, sequenciais, de graduação, de especialização, de mestrado, e de doutorado, em instituições de ensino públicas ou privadas desde que preencham todos os requisitos citados em leis vigentes.
3.Conclusão
Podemos afirmar que o EAD tende a criar cada vez mais caminhos através de novas tecnologias, com o intuito de permanecer e se estabelecer, viabilizando a educação continuada e abrangendo um maior número de pessoas que por vezes trabalham em locais em que se torna inviável traslado diário até um centro de estudos. Os preconceitos enfrentados pelo método, trás ao centro da discussão qual devem ser as ferramentas utilizadas para esclarecer pontos obscuros que colaboram para o engessamento do pensamento de que o método não é confiável.

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