A HISTORIA DA EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
1.Introdução.
A EAD é dinâmica e exige de quem dela participa adequação constante as
novas tecnologias e superação de seus próprios limites com atenção redobrada ao
planejamento de tempo.
2.Histórico
Desde os primórdios do mundo a evolução da comunicação acontece
inicialmente de maneira a agrupar pessoas na condição de sobrevivência às
intempéries e animais, posteriormente segue pelas cavernas com suas paredes
desenhadas e, dá um grande salto ao se descobrir a escrita; a partir de então,
inicia várias trajetórias, o grande divisor são os cursos por correspondência
acrescidos posteriormente com a utilização de rádio, televisão e fitas K-7; e
outro marco na história do EAD acontece com o advento da internet, que torna
mais fácil a comunicação e, o ensino a distância precisa se adequar a um novo
tempo, neste momento há necessidade de legislação adequada para normatizar e
validar tais cursos.
Segundo Moran 2007, a complexidade do ensino e aprendizagem passa por
caminhos com percepção dividida entre os aspectos pessoais, sociais e
tecnológicos, onde as pessoais encerram vivências e crescimento em família, ao
passo que os sociais acontecem a partir de experiências e olhar empírico sobre assuntos
do cotidiano que refletem profundamente no comportamento humano. Quanto os
tecnológicos, buscamos o aprendizado somente quando se faz necessário para
nosso desenvolvimento em sociedade. Neste planeta globalizado o ideal é o
aprendizado continuado independente da necessidade de cada um, em função do
momento que se apresenta.
Citando Siemens APUD Mattar 2011, as aprendizagens não residem mais
somente no individuo, deve-se considerar o conhecimento externo que produzido
pelo ambiente com o qual interage, potencializa o aprendizado individual.
Dentro deste contexto a aprendizagem a distância vem criando seu espaço e se
adequando como um meio de recriar de maneira crescente o interesse pela
educação continuada.
A razão de existir da EAD no Brasil é a necessidade de transpor
distâncias em tempo e espaço dentro das novas tendências inseridas pela
globalização. Dentro de padrões universais prevê a avaliação constante dos
estudantes, com entrega de atividades e trabalhos de conclusão e demais
atividades conforme o grau de conclusão, sequenciais, de graduação, de
especialização, de mestrado, e de doutorado, em instituições de ensino públicas
ou privadas desde que preencham todos os requisitos citados em leis vigentes.
3.Conclusão
Podemos afirmar que o EAD tende a
criar cada vez mais caminhos através de novas tecnologias, com o intuito de
permanecer e se estabelecer, viabilizando a educação continuada e abrangendo um
maior número de pessoas que por vezes trabalham em locais em que se torna
inviável traslado diário até um centro de estudos. Os preconceitos enfrentados
pelo método, trás ao centro da discussão qual devem ser as ferramentas
utilizadas para esclarecer pontos obscuros que colaboram para o engessamento do
pensamento de que o método não é confiável.
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